segunda-feira, maio 09, 2005

Reciprocidade

"Reciprocidade" - Do latim reciprocitate; qualidade do que é recíproco.

"Recíproco" - Do latim reciprocu; mútuo, permutado, que se troca entre duas pessoas ou objectos.


Existem dois aspectos fundamentais, entre muitos outros, que definem um ser humano como pessoa e na interacção com os outros: qual o nosso comportamento/atitude perante uma asneira ou conjunto de asneiras por nós cometidos e qual o caminho que tomamos para atingir o sucesso em algo de concreto (do ponto de vista pessoal, profissional, amoroso,...). Nestes dois pontos, falo por aquilo que sou e como me comporto com os outros: em relação ao primeiro, admito sempre os meus erros e aceito pagar o preço a eles relativo seja ele qual for pois, de certeza, que será merecido; para o segundo, procuro sempre seguir os caminhos correctos, os da dignidade, da verdade, sem atropelar ninguém, assegurando que tudo o que consigo atingir é fruto do meu esforço e não de actos com vista a prejudicar terceiros apenas para benefício pessoal.
E é aquí que entra o título do post de hoje: reciprocidade. E o que pretendo dizer com isto? Muito simples: esta palavra exprime de uma forma extremamente simples a minha forma de estar, encarar e conviver com todos os que me rodeiam. Quem me conhece, sabe que para aqueles que me tratam bem, eu respondo de igual forma... geralmente penso sempre primeiro nos outros e depois em mim e dou o que tenho sem esperar nada em troca. Nunca fui materialista nem egoísta na forma de agir. E da mesma forma determinada eu trato quem tem atitudes porcas comigo (e quem lhes dá cobertura e apoio). Assim como eu sou carinhoso e amigo de quem o é comigo, também eu sou brutal e cruel com quem comete o erro suicida de me amachucar e lixar. E custa ter de agir assim... mas só desta forma é que consigo merecer respeito e fazer valer a minha razão. Há quem julgue que eu deva ter nascido à 23 anos atrás com uma placa a dizer "otário de serviço" pendurada ao pescoço e como tal, podem fazer o que quiserem por interesse ou por diversão que eu engulo e não respondo. Nada de mais errado! Eu respondo... mas não no imediato.

"...observing and recording, but never interfering. We know the truth..."