domingo, fevereiro 04, 2007

Insegurança e Medo

Todos os seres humanos passam por uma fase da vida de grandes alterações e confusões provocadas por modificações na estrutura corporal tanto ao nível físico como ao nível psicológico. O nome dado é de puberdade. Trata-se da altura em que se sai da idade infantil e se entra na idade adulta. Segundo os médicos e psicólogos, podem acarretar diversos efeitos secundários, nomeadamente, na forma como se encara certos aspectos do dia-a-dia e no relacionamento com os outros. Necessidade de autonomia, vontade de liberdade face a regras instituídas ou, simplesmente, afirmação pessoal. E também aspectos menos positivos como ansiedade e medo em função de sentimentos e estados de espírito aos quais não se está habituado.
Curiosamente, passei toda a minha adolescência sem sentir nada disto. Nunca senti nada que pudesse considerar como fora do comum e senti-me sempre uma pessoa segura e determinada em tudo o que me apareceu pela frente.
Estranhamente, agora que estou perto dos 25 anos é que comecei a sentir estes sintomas. E gostava de saber porquê. Há momentos em que tenho de tomar certas decisões e fazer escolhas, não me sinto totalmente seguro como dantes. Será que é por estar a entrar no processo de escolha do primeiro emprego? Será que é por estar na altura de apresentar a minha investigação que vai influenciar a minha tese de mestrado? Francamente não sei... E sinto-me mal assim pois não é a minha forma de encarar a vida, nesta forma. E tal como já tinha acontecido há vários meses atrás, aquela música do episódio II do Star Wars volta a mexer comigo. Ouvir o "Across the Stars" deixa-me inseguro, nervoso, pensativo. Será que aquilo que o Filipe me tem dito ultimamente é verdade? Falta-me alguma coisa na minha vida?
Seja como for, tenho de olhar em frente, como sempre faço. E não posso deixar que isto me afecte. A não ser que tenha "a tal" importância à qual tenho de prestar atenção pois proxima-se um ponto de viragem na minha vida.
Toda a gente sabe que sou adepto do Star Wars e retiro dos filmes várias ilações através das metáforas escodidas por dentro das histórias ficcionadas. Acho que vou fazer como o Darth Maul: aproveitar o medo para ganhar força, não o temendo mas usando-o em meu proveito.
Essa é a minha escolha para Janeiro:


"Fear. Fear attracts the fearful. The strong. The weak. The innocent. The corrupt. Fear. Fear is my ally."

Ray Park/Peter Serafinowicz - Darth Maul
"Star Wars: Episode I - The Phantom Menace" promotional clip