quinta-feira, janeiro 24, 2008

15 minutos de fama

"Um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama". Esta citação pertencente a Andy Warhol que previu no final da década de 60 que, com a evolução natural dos média, qualquer pessoa teria a oportunidade de aparecer aos olhos de toda a gente por um meio de comunicação.
Em meados de 2006, por coincidência, durante a 13ª Semana Informática, fui entrevistado no IST por uma equipa de reportagem da SIC que escolheu o campus da minha faculdade para testar a cultura dos estudantes questionando-lhes se conheciam o Eurostat. Eu respondi correctamente e, conta quem viu no Jornal da Noite, fui o único a fazê-lo. E parece que ainda houve bastante gente a assistir, incluindo professores e alunos do IST que vieram falar comigo. Não esgotei os 15 minutos pois na reportagem da SIC apenas falei durante uns 20/30 segundos, no máximo. Ainda fiquei com 14 minutos e meio.
2008. Na semana passada gravei um depoimento para o programa "A voz do cidadão". Para quem não sabe, é o programa do provedor da RTP onde todas as semanas fala de um tema específico sobre o qual tenham havido muitas críticas por parte dos telespectadores. No meu caso, critiquei a programação de Natal da RTP, na minha opinião, demasiada voltada para as repetições. Durou perto de 2 minutos mas sei que apenas vão escolher partes pois houve algumas questões a que não soube responder. Este sábado, dia 27 depois do Telejornal, lá estarei no pequeno ecrã.
Bem... dos 15 minutos ainda tenho mais uns 12 e meio para "gastar".


Li numa notícia que, na Suécia, um grupo de mulheres juntou-se para fazer uma campanha para permitir que possam frequentar as piscinas em topless argumentando que, se os homens podem andar sem nada da cintura para cima, então as mulheres também o devem poder fazer. Acho muito bem. Afinal de contas, o que há de errado na beleza natural de um corpo feminino?