domingo, julho 12, 2009

O Paciente Inglês


Dos dez filmes que venceram o Óscar para melhor filme durante a década de 90 do século passado, há apenas dois que nunca tive oportunidade de ver: "O Paciente Inglês" e "Beleza Americana". Há já algum tempo que tinha o DVD do primeiro embora a oportunidade para o ver não surgisse, muito por culpa da sua duração (trata-se de um filme com mais de duas horas e meia) o que tornava praticamente impossível visioná-lo numa noite durante a semana e apenas deixava o fim-de-semana como alternativa. Este sábado, aproveitei um tempito livre e vi o filme que recebeu 12 nomeações e ganhou 9 em 1997.
A história, baseada num romance homónimo, está centrada num grande amor entre um homem e uma mulher (estas histórias andam sempre à volta do mesmo), está muito bem construída e explora bem os relacionamentos entre as diversas personagens, tendo como pano de fundo os anos que antecederam a II Guerra Mundial e o próprio conflito.
No fundo, gostei bastante, embora não seja o tipo de filmes que mais tenho preferência mas não deixo de elogiar o excelente trabalho do realizador, já falecido, Anthony Minghella, o mesmo que realizou o Cold Mountain.