domingo, setembro 19, 2010

All you need is love

Chegado a casa depois de um dia muito bem passado na Feira Alternativa de Lisboa, vieram-me à memória algumas das aprendizagens que retirei deste certame fantástico que teve lugar no Jardim Botânico Tropical e, no qual, estiveram presentes um grande número de entidades cujo único objectivo na sua área é providenciar que qualquer pessoa consiga desfrutar da sua Vida em plenitude e de uma forma saudável.
Por entre os diversos temas em apresentação, o tema das relações amorosas foi levantado pois considera-se que uma vida a dois é um componente fundamental para o desenvolvimento mental e social de cada pessoa. No entanto, dei por mim a pensar sobre quais as condições necessárias para que uma relação amorosa resulte (ou funcione). Por entre a personalidade de cada um, gostos e feitios, manias e preferências, a resposta resume-se a uma única palavra: AMOR.
Um senhor chamado Bert Hellinger, criador da psicoterapia denominada Constelações Familiares e Relacionais, escreveu um livro intitulado "A simetria oculta do Amor" em que apresenta as diversas facetas e questões associadas aos relacionamentos amorosos. No entanto, este livro torna-se automaticamente importante não pelo seu conteúdo mas sim por uma ideia que apressenta na sua capa: "Por que o amor faz os relacionamentos darem certo". Não interessa quantas dificuldades possam surgir (e serão sempre muitas) nem os obstáculos. Não interessa sequer se algum dos parceiros possa não estar preparado para um relacionamento amoroso ou até para um projecto de vida a dois. Se há Amor entre eles, se se amam incondicionalmente e se aceitam um ao outro sem restrições, respeitando o espaço de cada um, então a relação tem tudo para funcionar, mesmo que algum destes pontos não esteja bem definido. O Amor é a solução, a ponte, a resposta para tudo o que um casal necessita.
Abençoados todos aqueles que, fazendo parte de um casal em pleno, tenham Amor entre si e o vivam sem limites e gozando cada dia como se fosse o úiltimo. Têm nas suas mãos o melhor da Vida!

1 Comments:

Blogger Anónima said...

Como dizes e bem para uma relação dar certo o mais importante é o amor. Mas o amor não é propriamente algo inata, por isso há que aprender a amar. E isto é em qualquer relação. O amor é a estrutura que faz com que tudo não desabe.

Acho é que muita gente confude amor com paixao. E amor é mais o que sobra, o que faz suportar a dor, as dificuldades. o tal amor incondicional. acho que é mais facil compreender quando se trata de amor de pais e filhos. Amor em si acho que é uma energia, que nos unifica e nos torna melhores pessoas, algo que nasce dentro de nós. No maximo a outra pessoa desperta isso em nós.

22/09/10, 10:29  

Enviar um comentário

<< Home