quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Tens medo de ser feliz?

Há viários tipos de relações amorosas. É relativo afirmar com exactidão quais são as universalmente aceites como saudáveis pois depende muito da perspectiva de cada um. Para mim, uma relação saudável é aquela em que ambos os membros se desenvolvem livremente, crescem e amadurecem ao seu ritmo único e decidem, a cada dia que passa, continuar juntos a percorrer o Caminho da Vida.
Entristece-me ver casais (e tenho alguns exemplos bem próximo de mim) em que salta à vista que não se tratam de relacionamentos saudáveis e que insistem em continuar uma relação viciada em que não fazem mais do que alimentar e potenciar as suas lacunas. Por exemplo, uma relação de dominância/dependência é, a meu ver, doentia pois leva uma pessoa a dominar outra que gosta e está à espera de ser mandada em tudo. A que domina apenas sente realização pessoal (?) ao ter uma postura de controlo sobre o companheiro pois é esse modelo que tem interiorizado ao longo da vida, provavelmente da mesma forma que assistiu no seu ambiente familiar de origem. A pessoa dominada necessita de alimentar a sua neurose de subserviência e faz tudo para agradar o outro, anulando-se constantemente.
Estas pessoas sentem-se bem ao nível da alma... Então, não?! Cada uma está a dar à outra exactamente o que necessita e precisa, como se fosse uma droga e nenhuma é capaz de quebrar este ciclo, esta corrente de viciação em que se embrenharam... Elas sentem-se felizes? Na ideia deles, sim. Eles são realmente felizes? Não, eles têm medo de ser felizes...

E tu, alimentas uma relação autêntica e és genuinamente feliz ou estás numa relação viciada e sem futuro por que tens medo de ser feliz?