quinta-feira, janeiro 19, 2012

Crescer a 2

Crescer a 2 é uma das formas mais belas de dar e receber. Um dos membros do casal comete um erro ou tem uma postura incorrecta, o companheiro apercebe-se, chama-o à atenção para esse facto, desperta-o para a falha e, juntos, analisam o que sucedeu e trabalham para corrigir o problema. Com este novo conhecimento, ambos amadurecem e crescem mais um pouquinho, diminuíndo as suas lacunas e tornando-se seres mais completos.
Mas, o que acontece quando o membro do casal comete o erro e o seu companheiro não se apercebe e não lhe chama a atenção? O erro cometido ou a postura incorrecta permanecem e passam a fazer parte do seu comportamento "normal" sem ninguém se aperceber. Isto pode suceder porque o companheiro não está nem desperto nem preparado para viver a 2, para ajudar e ser ajudado no crescimento em "equipa" (simpatizo muito com esta definição de casal) que se deseja. E neste caso, dá-se origem a uma situação em que não se está num ambiente de verdade mas sim num ambiente de ilusão, em que se aparenta estar no caminho de crescimento pessoal. Na realidade, caiu-se num ciclo vicioso em que as lacunas de um são potenciadas e alimentadas pelas lacunas do outro, onde não há crescimento e onde, em vez de se andar para a frente, anda-se em círculos...
E como se sai deste ciclo vicioso? Quando a Vida sentir que chegou a altura de providenciar uma lição que nenhum dos 2 alguma vez esquecerá, o estímulo certo no momento certo fará despertar as consciências e a Luz iluminará a escuridão que estava instalada.

É isto que desejo para ti...