quinta-feira, dezembro 29, 2011

Dilema

Estou preparado. Estou desperto para tudo o que me rodeia. Isto poderia ser um exercício de presunção mas tal não é verdade. Trata-se isso sim de constatar algo que sinto dentro de mim e que foi confirmado por várias pessoas que fazem parte da minha vida. Estou preparado. Já não preciso de mentalizar os meus pensamentos, as minhas ideias, o meu raciocínio pois tudo o que preciso de saber é-me naturalmente oferecido e eu noto, eu sinto e pressinto sem qualquer esforço. É uma sensação maravilhosa! Olhar para mim e ver que amadureci e passei para o nível acima deixa-me orgulhoso mas humilde perante a responsabilidade de estar numa posição onde posso fazer escolhas duma forma sadia.

E é uma escolha que me tem feito reflectir imenso nos últimos tempos... Neste momento, olho para uma amiga muito importante para mim e vejo-a numa relação onde ela está a cometer um conjunto de falhas que não são notadas nem por ela nem pelo namorado e onde ele está a cometer também um conjunto de falhas que nenhum dos dois repara. Ela não o aceita como ele é e está sempre a tentar mudá-lo; ele replica no namoro o relacionamento que teve toda a vida com uma figura feminina dominante, a sua mãe. Os erros de cada um projectam as falhas do outro e projectam em cada um deles a ideia ilusória de que a relação está a resultar... Durante algum tempo, eu pensei que estivesse a ver mal e guardei estas conclusões para mim. Depois de ter conversado com outros amigos em comum e ter descoberto que eles também viram, sentiram e se aperceberam do mesmo que eu, diria que a probabilidade de várias pessoas diferentes tirarem exactamente as mesmas conclusões é mínima, se não mesmo nula. E agora, coloca-se um dilema em mim; desperto-a para isto ou deixo a Vida correr o seu rumo normal até ao dia em que ela vai abrir os olhos e descobrir as coisas por ela própria? A verdade vem sempre ao de cima, é inevitável. Mas, quanto mais tempo esta ilusão se manter, mais ela vai sofrer. E quando gostamos de alguém, fazemos tudo para garantir o seu melhor. E eu, vou fazer para garantir o seu melhor ou vou fazer como as avestruzes e enfiar a cabeça na areia e fazer de conta que não vi nada?