quarta-feira, junho 20, 2012

Brincadeira

Ultimamente tenho andado ansioso e preocupado. Enfim, coisas minhas, para não variar... Hoje dei de caras com este texto fantástico que teve o condão de me esboçar um sorriso enorme na minha cara e de me aliviar o espírito para enfrentar mais um dia. Fantástico, não resisto a partilhá-lo!


"A vida é como um brinquedo  –  não faça dela um negócio ou você a perderá. Você a perde porque faz dela um negócio ao invés de uma brincadeira. Brinque bastante, mas não queira conseguir nada com isso.

Seja como uma criança: ela brinca, não está preocupada em conseguir nada com isso. As crianças pequenas, mesmo quando são vencidas no jogo, saltam e sentem-se muito felizes. A derrota não é uma derrota se for uma brincadeira; o fracasso não é fracasso se for uma brincadeira.

Se não for, se for um negócio, mesmo a vitória será uma derrota. Pergunte aos Napoleões e Alexandres  –  até mesmo a vitória é uma derrota. O que você encontra no final? Você venceu e nada conseguiu. Desejou tanto isso e agora conseguiu  –  e sente apenas frustração; toda a sua vida está perdida.

Lembre-se, a sua vida será perdida se você estiver atrás de objetivos, pois a vida não tem objetivo. É uma brincadeira sem propósito. Não leva a nenhum lugar. É simplesmente se divertir.

Esta é a coisa mais difícil de se entender, porque a mente é matemática. Ela diz: "Qual, então, o significado disso, qual é o propósito?"

Não há propósito nem significado.

Então a mente imediatamente diz: "Se a vida não tem significado, então por que viver? Por que não se suicidar?" Mas veja: se houver significado tudo se tornará feio, será como um negócio. Se houver propósito, então a vida toda perderá a poesia.

A poesia existe porque não há nenhum propósito. Por que a rosa existe? Pergunte a ela e ela dirá: "Eu não sei  –  mas florescer é tão belo, para que saber?" O florescer em si, intrinsecamente, é tão belo!

Pergunte a um pássaro: "Por que você canta?" e ele simplesmente não entenderá a pergunta absurda que você fez. Cantar é tão belo, é uma benção tão grande  –  por que levantar essa questão?

Mas a mente procura um objetivo, a mente é uma aquisidora — não pode simplesmente curtir. Alguma coisa tem de existir no futuro para ser adquirida, algum objetivo a ser alcançado, então a mente sente-se bem.

Se não há nada para adquirir, ela bloqueia, mas esse é todo o esforço  –  deixar que ela bloqueie!
Não há nenhum propósito, não há nenhum objetivo. Neste momento, toda a existência está celebrando  –  tudo, exceto você.

Por que não participar?"


Osho, em "A Harmonia Oculta"