segunda-feira, março 12, 2012

Não interferir

Quando era mais novo, lembro-me que seguia fielmente uma série que dava na SIC chamada "Os Imortais" baseada no filme "Duelo Imortal" com o Christopher Lambert. Uma das personagens dessa séria era um Observador, ou Watcher em inglês, cuja função era muito simples: observar e registar tudo o que os imortais faziam mas nunca interferir na vida dos imortais. Este fim-de-semana que passou tive a oportunidade de desfrutar de bons momentos com uma amiga que ao longo destes anos tornou-se muito mais que uma amiga, é praticamente uma irmã para mim. É fantástico poder conversar com alguém que partilha os seus pontos de vista comigo e me ajuda a ver para além das minhas emoções... E ajudou-me também a compreender uma lição importante: interferir na vida dos outros não é correcto a não ser que vejamos uma situação completamente fora do normal e aceitável (como alguém à beira de cometer um suicídio, por exemplo); cada um é que sabe o que quer fazer de si mesmo e compete a nós aceitar e respeitar, independentemente de concordar ou não. Saber viver e conviver com quem nos rodeia é um desafio constante para o nosso coração, especialmente se quem nos rodeia tem um significado e uma importância especiais para nós mas basta termos a coragem de sermos justos e correctos que a Vida tratará de colocar tudo como deve de ser. Haja confiança!