terça-feira, setembro 08, 2009

Honra

"Os fins justificam os meios."
Quantas vezes foi esta frase citada no dia-a-dia como forma de justificar opções tomadas? A eterna questão de fazer "o que está correcto" leva sempre a uma distinção entre duas facções: a que decide racionalmente, sejam quais forem as implicações consequentes, e a que decide emocionalmente, tendo como ojectivo um resultado em que são desconsiderados todos os aspectos colaterais.
A história mostra inúmeras situações em que esta frase constituiu a força propulsora para muitas decisões que se revelaram críticas nos resultados obtidos e nos efeitos secundários gerados. Por que motivo as pessoas se levam a actuar de qualquer forma? Desespero? Loucura? Tentativa infrutífera de provar uma solução genial?
Há já algum tempo que aprendi a controlar os meus impulsos emocionais. Não digo reprimí-los porque isso, para além de impossível e estúpido, seria renegar o que sou: um ser humano sensível. Mas confesso que há momentos em que se torna complicado... Há demasiadas variáveis nesta equação que chama VIDA, quase todas fora do meu controlo, que me levam a situações quase surreais que me provocam estupefação. Interrogo-me se serei capaz de continuar a ser assim enquanto for vivo ou se, um dia, tudo muda. Costuma-se dizer que o "tempo muda tudo". Estou cá para ver o que o futuro me apresentará.


"Fail with honor rather than succeed by fraud"

Sophocles
Citação Pessoal