domingo, fevereiro 14, 2010

Dia dos Namorados

14 de Fevereiro. Ora aqui está uma data que seria normalíssima não fossem os tenebrosos tentáculos do marketing e do consumismo usarem a imagem do S. Valentim para fazer dinheiro à base de um sentimento puro, forte, genuíno e inigualável que se chama Amor.
Pessoalmente, detesto este circo que se monta à volta do 14 de Fevereiro. Se se ama alguém de verdade, então todos os 365 dias do ano são "Dia dos Namorados" e não apenas hoje. No entanto, acredito que todos os casais que pensam como eu são aqueles que têm o previlégio e a honra de viverem uma relação séria, plena, carregada de todos os sentimentos amorosos indispensáveis e, como tal, encaram este dia como "mais um" no caminho a dois que percorrem todos os dias.
Conheço pessoas que se sentem mal com o Dia dos Namorados. Talvez por não terem recuperado de relações anteriores que correram mal, talvez por nunca terem tido uma relação verdadeiramente séria e preenchida de amor ou, até mesmo, por nunca terem tido uma relação amorosa sequer, faz com que sintam até ódio por este dia, já não bastando a tortura que é passar na rua nos outros dias do ano e cruzar-se com casais nos quais reconhecem o verdadeiro amor que gostariam de ter. Em tempos passados, eu também fui assim. Sentia uma revolta tremenda e não compreendia o porquê da minha situação. Hoje, sinto-me diferente. O meu status quo mudou? Não, permanece o mesmo. Mas, através de várias pessoas que entraram na minha vida, compreendi que tudo acontece de forma natural e que apenas tenho de saber aproveitar e viver a minha vida, aceitar e respeitar os meus erros e derrotas, aprender e evoluir a partir deles, e ter a convicção que tudo acaba por chegar, mesmo que o caminho a percorrer seja sinuoso, cheio de curvas, armadilhas, buracos e obstáculos. E se julgar que não consigo atravessar sozinho algumas partes deste caminho, então terei que ter a coragem de pedir ajuda quando e sempre que for preciso e a quem eu sentir confiança para tal.
A Vida recompensa quem é ambicioso, não quem se amedronta e fica à espera que as coisas apareçam feitas ou que caiam do céu. No entanto, há dois tipos de ambição: a gananciosa e a humilde. Quem tem a primeira recebe não o que pretende mas sim uma recompensa em forma de castigo ou maldição. Quem tem a segunda acaba por receber o que pretende e ainda mais, aquilo a que me referi anteriormente como a surpresa inesperada que a Vida costuma dar e que lhe dá o verdadeiro sabor.
Neste momento sinto-me um homem cheio de sorte. A Vida fez o meu caminho cruzar-se com o de uma mulher fantástica. Mas como tudo aquilo que é verdadeiramente puro e genuíno, terei de lutar pelo que quero, sempre seguindo as regras do respeito e da humildade, pelas quais sempre me regi e tenho orgulho em continuar a seguir. Se, nos momentos em que estiver com ela, lhe falar ao telefone ou pela net, escrever uma SMS, lhe dar uma prenda ou um miminho, eu a encarar, olhar e tratar como namorada/companheira, a Vida dar-me-á apenas uma (grande) amiga. Por outro lado, se eu fizer tudo isto desejando-a como amiga, sinto que há uma hipótese de ela se tornar a mulher da minha vida. E a minha convicção está no facto de eu sentir que ela também sente algo por mim, por todas as palavras e gestos que tem para comigo...

Não querendo fazer cópias não autorizadas de alguém que escreve com o claro intuito de ajudar os outros, deixo o link para uns conselhos que considero muito importantes, se não mesmo fundamentais, para um relacionamento pleno a dois.

Para todos aqueles que têm à sua volta alguém que realmente merece o seu amor e que querem amar verdadeiramente e insistem em estar presos a relações que não satisfazem, que não preenchem, que não têm futuro, que são falsas e artificiais, deixo aqui uma música do David Fonseca intitulada "Someone that cannot love" e desejo que sirva para ajudar a abrirem os olhos e ver realmente que há quem mereça a vossa atenção, o vosso amor e esteja disposto a retribuir o mesmo n vezes mais:

3 Comments:

Blogger Filipa said...

"Se (...)eu a encarar, olhar e tratar como namorada/companheira, a Vida dar-me-á apenas uma (grande) amiga. Por outro lado, se eu fizer tudo isto desejando-a como amiga, sinto que há uma hipótese de ela se tornar a mulher da minha vida."

Não podia concordar mais consigo. Acho mesmo que o ditado popular "Quem tudo quer tudo perde" é mesmo aquele que melhor se adequa a estas situações, pois quem pensa que tem o mundo inteiro nas mãos acaba por vê-lo desfazer-se e passar-lhe por entre os dedos. Seja homem ou mulher, a ambição de ter algo (ou neste caso, de conquistar alguém) nunca deve exceder os limites do possível e nada, mesmo nada, deve ser tomado por garantido, mesmo depois de se ocupar uma posição, digamos, "confortável".

A primeira visita aqui valeu a pena. Parabéns pelo trabalho que tem feito.

16/02/10, 22:03  
Blogger Anónima said...

Eu ainda não compreendi essa frase. Então não há aí espectativas, e isso não é mau. Se calhar devemos é ir pela amizade. Mas eu também nada sei. :P

Em relação aao dia dos namorados também concordo que é uma ddia comercial. Mas também acho que o problema é quem não tem ninguém, como eu também, que depois cria um certo sentimento de desenquadramento. Reforçam a ideia de quem não tem ninguém está mal. Mas enfim...também existe o dia de mãe, e existem pessoas que já não têm mãe, e isso também cria um sentimento mau. Imaginemos, na escola miudos fazem cartoes para a mãe, mas existe alguém que nãoa tem; claro que esse jovem se sente mal, né!.
Quem tem namorado(a) é uma data boa, para quem não tem é chato.
Tudo é subjectivo, e depende da forma como encaramos.

18/02/10, 21:28  
Blogger Catherine said...

Encontrei o teu blog por acaso e li este post e confesso que me tocou num ponto sensível. Depois, atentando a que dizias que mudaste a tua forma se pensar e sentir em relação ao amor, li os teus posts anteriores do dia dos namorados. É genuinamente assustador. Pensar que sinto as coisas exactamente como tu as sentias antes, e que a única esperança de as deixar de sentir assim é encontrar "alguém especial". Que a única maneira ter esse tipo de sabedoria seja encontrar alguém. Tremendamente injusto. A verdade é que não há providência que garanta nada disso a nenhum de nós. A vida não recompensa. As coisas acontecem simplesmente, pura sorte ou puro azar. Pareces tão seguro que as coisas têm necessariamente que resultar na vida apenas porque nos esforçamos e continuamos sempre a tentar. Que bom teres esse tipo de fé. Ou será que a tens apenas porque encontraste alguém, e era esse o teu desejo? Sem querer pôr nada em causa - sou apenas uma estranha que tropeçou nos teus pensamentos - mas estes derem-me que pensar. E acho que esse é em parte o objectivo dos teus posts.
Cat

08/03/10, 17:35  

Enviar um comentário

<< Home