quarta-feira, setembro 07, 2005

Filmes

Agora que as férias estão a chegar ao fim e as aulas prestes a começar, tenho ocupado o meu tempo a organizar o semestre que aí vem e a aproveitar os últimos tempos livres para ler mais uns livros e ver mais uns filmes antes que o tempo livre se resume a quase nada.
Agora aproveito para recordar alguns filmes que ví desde que acabei a minha época de exames e façe deixo algumas sugestões:

- "Predator" de John McTiernan. Simplesmente um dos melhores filmes protagonizados pelo Arnold Schwarzenegger a par de outros como "Terminator" ou "Terminator 2: Judgment Day". Os efeitos especiais empregues, o argumento e, essencialmente, as seguências de luta na selva, estão excelentes.

- "Apocalypse Now Redux" de Francis Ford Coppola. A obra-prima de Coppola sobre a guerra do Vietname considerado, por algumas associações cinéfilas, como o melhor filme do século XX, tem uma forte carga psicológica, especialmente na parte final, e debruça-se mais sobre o comportamento do Homem na guerra do que propriamente as batalhas em si. De referir as prestações de Marlon Brando e de Martin Sheen.

- "Psicho" de Alfred Hitchcook. O melhor filme de sempre do realizador britânico, sempre vocacionado para obras de suspense e crime. De referir o facto de o filme estar em preto e branco apesar de ter sido produzido em 1960. O motivo é simples: o realizador pretendeu dar uma forte carga de suspense que, na opinião do próprio, não seria conseguida fazendo a filmagem a cores. E ele teve razão.

- "The Passion of The Christ" de Mel Gibson. As últimas 12 horas da vida de Jesus Cristo reproduzidas num filme onde as cenas foram filmadas de um forma muito realista, especialmente as torturas e flagelação. O actor Jim Caviezel tem uma prestação excelente.

- "Phone Booth" de Joel Schumacher. Este é daqueles filmes que, apesar de não ser um de topo, quando se chega ao fim, forçosamente, acaba-se por gostar dele. O Colin Farrell no papel de um homem cínico, convencido, manipulador encurralado numa cabine telefónica por um atirador furtivo assenta-lhe bem.

- "The Others" de Alejandro Amenábar. Um filme de suspense e de, para aqueles mais sensíveis, "dar saltos na cadeira". Julgo que a Nicole Kidman interpreta o seu papel de mãe assustada e protectora muito bem e que as outras personagens, apesar de interpretadas por actores de 2ª linha, também estão bem. Apesar de não comparável, em termos de argumento, com o "Constantine", produz à mesma uma boa dose de sustos.

- "Resident Evil" de Paul W. S. Anderson. Gostei, apesar de um filme adaptado a partir dum jogo de vídeo. De realçar a prestação da Michelle Rodriguez que tem uma actuação, em termos de papel, semelhante a outras noutros filmes como o "The Fast and The Furious" ou "S.W.A.T." e que agora vai entrar na 2ª season do "Lost".

- "Fight Club" de David Fincher. Brilhante! Desde o argumento até à actuação dos actores principais, dos quais tenho de realçar o do Edward Norton. Um filme de grande qualidade, com violência gratuita lá pelo meio para o contentamento de muita gente admiradora deste género. Também, do que se podia esperar do realizador de "Se7en" e "The Game"?

- "The Patriot" de Roland Emmerich. Um filme sobre a revolução americana que levou à independência dos EUA. Julgo que o Mel Gibson está perfeito no papel que desempenha e, tanto o argumento, como os efeitos especiais e as cenas das batalhas são dum grande realismo. Um filme para a história do cinema.

- "Enemy at the Gates" de Jean-Jacques Annaud. Outro filme de guerra o qual posso dizer o mesmo que disse sobre o "The Patriot". O cenário da batalha de Estalinegrado é brutal e o argumento excelente.

- "The Four Feathers" de Shekhar Kapur. Tinha curiosidade em ver este filme devido à participação do Heath Ledger, depois de o ter visto em "The Patriot". A história dum homem que foge à sua comissão militar por cobardia e que depois se retracta indo para o Sudão resgatar os amigos prisioneiros. Um filme simpático.

- "Planet of the Apes" de Tim Burton. Um remake bem conseguido do clássico protagonizado pelo Charlton Heston em 1968. Apesar de algumas variantes na história, gostei. Pena foi o final mas, aparentemente foi assim que escreveram a história original...

- "The Art of War" de Christian Duguay. Queria ver este filme por dois actores em concreto: Wesley Snipes e Michael Biehn. Gostei bastante das cenas de luta mas penso que o argumento podia ser melhorzinho. No geral, um filme aceitável.

- "Mystic River" de Clint Eastwood. Um filme genial. O argumento está muito bom e os actores estão bem à altura dos papeis que lhes foram destinados especialmente o Sean Penn que ganhou um óscar por este filme.

- "The Count of Monte Cristo" de Kevin Reynolds. Súblime. Eu já tinha lido a obra original e, apesar de haver diferenças entre os dois, creio que a adaptação cinematográfica mantém a mesma qualidade do original. Obviamente, é um filme cujas principais cenas ficam gravadas na minha memória!

- "The Bourne Supremacy" de Paul Greengrass. Na mesma linha do seu antecessor na trilogia, "The Bourne Identity". Ainda não lí os livros do Robert Ludlum para ver as semelhanças mas gostei dos argumentos e das cenas de acção em protagonizadas pelo Matt Damon. Agora fico à espera do último: "The Bourne Ultimatum".

Há muito por onde escolher no universo cinematográfico. É tudo uma questão de gosto! :)