quinta-feira, abril 17, 2008

O valor da vida humana

Sendo hoje o meu dia de aniversário, para além de muitos outros motivos tanto pessoais como profissionais que eu teria para festejar, não o faço com tanta alegria e boa disposição como é hábito. A razão é simples: um bom amigo que tive a honra de conhecer na faculdade faleceu esta semana. Mas foi mais do que isso, do que uma mera morte. Este rapaz suicidou-se. Aparentemente, por motivos relacionados com o stress no trabalho. Isto chocou-me muito e aos meus colegas de curso especialmente porque a pessoa em questão era muito divertido, sempre descontraído e alegre, uma fonte de boa disposição e bom ambiente. Como é possível um jovem de 25 anos julgar que a morte é a solução para os problemas? A vida é um todo, é uma soma de vários factores. O aspecto profissional, embora tenha o seu peso, é apenas mais um factor. Simplesmente, não compreendo. Até acho incrível isto tudo ter acontecido. A vida é o nosso bem mais precioso, não o podemos desperdiçar assim desta forma. Por todos os obstáculos que possam haver, por tudo o que possa correr mal, por muito complicado que as coisas possam estar, mesmo batendo no fundo, antecipar a nossa própria morte nunca é solução.
Miguel Malato, terás sempre um lugar na minha memória. E nunca me esquecerei duma frase que disseste num jantar há uns anos atrás: "No IST entram pedreiros e saem engenheiros". Que grande verdade!


Confesso que fiquei espantado na 2ª feira passada, dia 14, quando olhei para dois comentários escritos nos últimos dois posts. Passo a explicar.
Pensava que as pessoas aprendiam com os seus erros e se rectificavam. Também pensava que a partir de um conjunto de atitudes nojentas que incluíram mentir à namorada e à família dela, arranjar outra namorada em simultâneo e enganar as duas, espalhar mentiras por benefício próprio, incluindo falsos testemunhos e uma lista de insultos apenas por prazer se tinha atingido o limite e que, após um desmarcarar frontal e irreversível, ter-se-ia vergonha na cara e não se repetiria a brincadeira. Pelos visto enganei-me.
E também me enganei noutro ponto: é sobejamente conhecido o rigor que diversas entidades empresariais impõem na gestão dos seus recursos humanos. O objectivo é ter o melhor para obter o melhor, em produtividade e resultados. Mas, por vezes, enganam-se. É natural, afinal de contas, errar é humano e ninguém é perfeito. Será que aquela entidade bancária sabe que tem lá um autêntico monte de lixo?
E, já agora, não seria mal pensado umas aulas de português, especialmente ortografia, para aprender a escrever como deve de ser...

6 Comments:

Blogger @martasta said...

Estou a ver que a semana não foi fácil :(

Por vezes perde-se a capacidade de olhar a volta e ver as pequenas coisas que são importantes e que nos fariam agarrar a vida! Também não entendo como alguém acha que essa é a solução, penso muito como tu!

Há pessoas que não aprendem... nunca!!!

bjca xL

18/04/08, 01:18  
Blogger brinkt said...

Atrasados, mas aproveito para te deixar um abraço de parabéns. :) (não sabia a data, mas vou apontar para o ano me lembrar)

De facto, a vida é um bem precioso demais para ser desperdiçado. Acho que a maior parte das pessoas não pensa nisto e acaba por não aproveitar da melhor forma a sua vida (e contra mim falo também).

19/04/08, 01:14  
Anonymous Anónimo said...

Menos um bebado neste planeta! Será que isto é uma conspiração de alunos de coimbra?

19/04/08, 23:57  
Blogger José Eduardo said...

Se ele era bêbado, aprendeu contigo. Deves achar muito divertido mandar bocas destas sobre uma pessoa que faleceu e que, muito provavelmente, nunca te fez qualquer mal. Mas é como se costuma dizer, o anonimato produz a cobertura perfeita para se dizer os disparates todos sem se dar a cara, não é?

22/04/08, 21:50  
Anonymous Anónimo said...

Estou chocada. Soube hoje da morte do Miguel.o Miguel deu-me formação no meu emprego, achei-o um rapaz porreiro, sempre prestável e que por vezes não era fácil trabalhar com tanta gente, com ideias tão diferentes, graças ao Miguel e a toda a equipe que com ele trabalhou temos o nosso trabalho facilitado o muito obrigado a ele e a todos, sinto muito o que aconteceu. Faltam-me as palavras. Onde quer que ele esteja que descanse em paz. os meus sentidos pesamos a toda a sua família e a todos aqueles que com ele privaram de perto.Funcionária da C.M.A - Albufeira

23/04/08, 22:55  
Blogger crissy said...

è sempre triste quando perdemos um amigo, familiar ou conhecido mas principalmente quando este é jovem e é por decisão dele que a vida acaba. Sinto muito a tua perda porque apesar de não o ter conhecido, basta ler para ver o sentimento profundo de dor. Beijinho grande.

29/04/08, 22:13  

Enviar um comentário

<< Home