Saber esperar
No início desde mês, um amigo relembrou-me um dos mais velhos conselhos que oferecemos sempre ao próximo mas acabamos por esquecer de o dar a nós próprios: saber esperar é uma vitude!
A impaciência é um veneno que inunda cá por dentro e nos leva a tomar atitudes com pouca carga racional. Já dizia um político português há uns tempos "o desespero é mau conselheiro". Para quê entrar em desespero? As coisas acontecem no momento certo e, se ainda não aconteceram, é porque há, pelo menos, um motivo forte para tal: a aprendizagem que temos de fazer antes de atingirmos esse resultado. Muitas vezes a recompensa que pretendemos só faz sentido quando estamos preparado para ela e esse tempo de espera é, precisamente, para nos prepararmos. Ou, por outras palavras, para amadurecermos!
Basta acreditarmos que há algo de muito bom à nossa espera para sabermos viver cada dia de cada vez sem andarmos tristes por ainda não termos o que queremos. Até porque é importante termos presente que a frustração e o desespero levam à irritação e esta, muito facilmente, leva ao ódio e a outros sentimentos negativos. Pergunto eu, vale a pena entrar por este caminho?