Expectativas
Criar expectativas é um exercício perigoso. O ser humano tem sempre a tendência de adivinhar ou forçar o modo como um acontecimento futuro terá lugar. Naturalmente, se esse acontecimento tiver lugar exactamente da forma como se imaginou, a expectativa será alcançada e a satisfação atingida. Se o acontecimento não acontecer da forma que se imaginou, então haverá lugar à desilusão e a outros sentimentos negativos, que variam em função da personalidade de cada um.
Considero-me uma pessoa sensível. Não porque seja presunçoso mas porque as pessoas que me rodeiam o afirmam com convicção. Ao longo da minha vida tive várias desilusões porque insisti sempre em criar expectativas para tudo e todos e, como tão bem sabemos, a vida é imperfeita e nada corre exactamente como se espera: umas coisas correm melhor, outras pior. Eu achei sempre que corria tudo quase sempre mal e ficava sempre chateado por coisas ridículas ou de importância menor. E quando se tratava de coisas de maior importância, bem... é fácil deduzir o que sucedia.
Mas, agora, tudo mudou. A entrada de uma pessoa que considero especial a todos os níveis ajudou-me a compreender que criar expectativas é um mecanismo psicológico que todos temos e que prova que somo sensíveis a tudo o que nos rodeia. Em última análise, é inútil criar expectativas, seja para o que for. E porquê? Muito simples: as coisas acontecem da forma que é suposto acontecer e não poderiam ter acontecido de outra forma qualquer. Acontecem onde, quando, como e com quem têm de acontecer. Eu é que tenho de ter a capacidade de me abstrair do que julgava que pudesse acontecer e aceitar a realidade dos factos.
E isto aplica-se em todos os parâmetros da vida.
Se é suposto tu e eu ficarmos juntos, ficaremos juntos, numa determinada altura da vida, numa determinada localização e numa determinada circunstância. Se não é suposto ficarmos juntos, será uma das minhas melhores e mais importantes amigas. E isso é algo que está garantido desde já e nada nem ninguém pode alterar.
Já conseguiste mudar a minha vida para melhor. E tenho a convicção de que a irás mudar um bocadinho todos os dias. Este é o maior tesouro que me deste. E nunca conseguirei retribuir-te o suficiente, por muitos anos que vivamos. Adoro-te!