quarta-feira, março 16, 2011

Amor versus Medo

Quando nos referimos ao relacionamento entre duas pessoas que gostam uma da outra mas dão uma imagem de guerrilha entre si usamos uma expressão popular: "relação de Amor-Ódio". O ódio, sendo o expoente máximo dos sentimentos negativos que podemos ter cá dentro, não é o oposto do Amor nem a raíz da sua negatividade. Quando sentimos Amor, a confiança e a auto-estima estão presentes em tudo o que fazemos e nos nossos relacionamentos com todos os que nos rodeiam, sejam eles familiares, amigos, colegas de trabalho ou o/a companheiro/a. A ausência de confiança e auto-estima, o sentir ansiedade nos momentos mais delicados é produto do verdadeiro oposto do Amor: o Medo.
Já no episódio I da Guerra das Estrelas, o Yoda afirma "Fear is the path to the Dark Side. Fear leads to Anger, Anger leads to Hate, Hate leads to Suffering". O Medo é a raíz de todos os sentimentos e atitudes negativas que tomamos. Sempre que optamos por uma postura/atitude com consequências negativas para nós próprios ou para outros, é tudo porque sentimos medo sobre a situação em concreto. O medo de perder, o medo de não conseguir, o medo de "não ser bom o suficiente", o medo de ser rejeitado, todos estes "medos" tolham os nossos movimentos, impedem a nossa iniciativa, decapitam as possibilidades de sucesso em tudo aquilo em que queremos e necessitamos de obter sucesso!
Se a Vida fosse uma garrafa, o seu conteúdo seria Amor ou Medo; se a garrafa estiver totalmente cheia de Amor, não há lugar para o Medo! Por isso, deixemos o medo para trás. O Amor é o sentimento que nos fortalece e leva para frente, o combustível que nos impele a superar os obstáculos que nos surgem pela frente. Não tenhamos medo de partilhar com aquela pessoa o que realmente sentimos por ela, não tenhamos medo de lutar pelos objectivos que pretendemos alcançar, não tenhamos medo de ir atrás dos nossos sonhos!

sexta-feira, março 11, 2011

Amigo e Inimigo

Um amigo enviou-me este texto hoje de manhã:
"Tu és o teu maior Amigo quando cuidas de ti, reconheces o teu valor, não olhas os sacrifícios mas fazes porque, por ti, tudo vale, dás luta e segues em frente!
Tu és o teu maior Inimigo quando ignoras que és capaz, deixas-te influenciar pelas circunstâncias, desvias o teu olhar do sonho... e desistes. Lembra-te que os tijolos não têm vida própria; tens de ser tu a põ-los no sitio certo, tens de ser tu a construir!"

Um excelente dia, um excelente fim-de-semana e uma excelente Vida para ti!

quarta-feira, março 09, 2011

Liberdade de Escolha I

Num post anterior partilhei uma das definições de casal com a qual mais me identifico. Para "nós" crescermos, é fundamental termos sempre presente a condição essencial para que uma relação funcione: aceitar o outro como ele/ela é. Ao fazermos esta escolha, estamos a permitir que o companheiro tenha liberdade de escolha em todos os momentos de partilha e de estímulo que preenchem a vida a 2. Quando eu opto por, num acto de Amor, ajudar a minha companheira a crescer, eu não posso estar a impor-lhe uma mudança; eu devo, se sentir cá dentro que é isso que devo fazer, apresentar-lhe uma ou mais opções sob a forma de estímulos nunca colocando o Amor que nos une como condição de aceitação destas opções. O Amor puro e verdadeiro vive-se através da aceitação do outro, da sua liberdade de movimentos, da sua possibilidade de "não escolher" e continuar a ser quem é sem alterações. Qual é a piada de se estar com uma pessoa que se comporta como um pau mandado que aje em função do que lhe damos e não em função do que sente? Esta é uma das grandes aprendizagens que muitos homens e mulheres têm obrigatoriamente de fazer se pretenderem viver uma vida amorosa plena e saudável.
Ao amar a minha companheira, eu estou a aceitá-la como ela é, estou a dar-lhe espaço para ser quem é e da forma que ela quer. Estou também a dar-lhe uma oportunidade para crescer comigo da mesma forma que dou a mim mesmo uma oportunidade para crescer com ela. Não há nada mais belo do que dois seres diferentes oferecerem entre si a possibilidade de se tornarem melhores, mais completos, mais maduros, partilhando os seus espaços diferentes e aceitando-se a si mesmos.

sábado, março 05, 2011

Solução

Seja qual for a situação, seja qual for a sua complexidade e origem, sejam quais forem as suas implicações, não há problema que não seja solucionável com a melhor ferramenta que a Vida nos colocou ao dispôr: a Paciência :)


"A man who is a master of patience is master of everything else."
George Savile
Citação Pessoal

quarta-feira, março 02, 2011

Frustração

Como evitar a frustração que se tem apoderado de mim quando a solução para o problema que está na sua génese não está nas minhas mãos?
Esta é uma questão que me tem ocupado espírito desde o fim-de-semana...