Amor versus Medo
Quando nos referimos ao relacionamento entre duas pessoas que gostam uma da outra mas dão uma imagem de guerrilha entre si usamos uma expressão popular: "relação de Amor-Ódio". O ódio, sendo o expoente máximo dos sentimentos negativos que podemos ter cá dentro, não é o oposto do Amor nem a raíz da sua negatividade. Quando sentimos Amor, a confiança e a auto-estima estão presentes em tudo o que fazemos e nos nossos relacionamentos com todos os que nos rodeiam, sejam eles familiares, amigos, colegas de trabalho ou o/a companheiro/a. A ausência de confiança e auto-estima, o sentir ansiedade nos momentos mais delicados é produto do verdadeiro oposto do Amor: o Medo.
Já no episódio I da Guerra das Estrelas, o Yoda afirma "Fear is the path to the Dark Side. Fear leads to Anger, Anger leads to Hate, Hate leads to Suffering". O Medo é a raíz de todos os sentimentos e atitudes negativas que tomamos. Sempre que optamos por uma postura/atitude com consequências negativas para nós próprios ou para outros, é tudo porque sentimos medo sobre a situação em concreto. O medo de perder, o medo de não conseguir, o medo de "não ser bom o suficiente", o medo de ser rejeitado, todos estes "medos" tolham os nossos movimentos, impedem a nossa iniciativa, decapitam as possibilidades de sucesso em tudo aquilo em que queremos e necessitamos de obter sucesso!
Se a Vida fosse uma garrafa, o seu conteúdo seria Amor ou Medo; se a garrafa estiver totalmente cheia de Amor, não há lugar para o Medo! Por isso, deixemos o medo para trás. O Amor é o sentimento que nos fortalece e leva para frente, o combustível que nos impele a superar os obstáculos que nos surgem pela frente. Não tenhamos medo de partilhar com aquela pessoa o que realmente sentimos por ela, não tenhamos medo de lutar pelos objectivos que pretendemos alcançar, não tenhamos medo de ir atrás dos nossos sonhos!