quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Insólitos Yorn...

Nunca vos aconteceu terem um dia em que acontecem coisas completamente fora do normal que parecem saídas dum filme de comédia?
Estou no Cacém para apanhar um autocarro. Sem qualquer trânsito, sem qualquer indício de acidente, este chega mais de meia-hora atrasado. Entro e sento-me num lugar vago na parte de trás. Passa um homem por mim com uma figura que parece um boneco saído do canal Disney: baixo, gordo como um raio, com uma boina na cabeça, apressado como se perdesse um lugar por entre os mais de meia-dúzia disponíveis, vermelho como um tomate maduro quase que a rebentar. Autocarro arranca. Passado um bocado, oiço a senhora que está sentada à minha esquerda a falar. Apercebo-me que não é para mim. Ela está a falar sozinha! Tomo atenção e entendo: ela fala com alguém e pelo meio reza partes do Terço!! Chego ao Tagus. Começa a chover. Género... céu limpo à minha volta mas chove precisamente naquela parte do Tagus. Passa o dia sem mais percalços. Após o jantar, ligo o computador e vou para a net. Uma amiga mete conversa comigo. Falamos sobre vários assuntos até tocarmos num. Lá pelo meio, ela diz-me qualquer coisa deste género: "Sinto-me com falta de sexo. Por causa disto tenho tido várias fantasias todas as noites, incluindo contigo". E eu que pensava que o dia já tinha acabado...


... tudo pode acontecer.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Regresso ao passado

Sábado passado foi dia de limpezas de filmes. E não me estou a referir às pilhas de DVDs que tenho arquivados num armário do meu quarto. Refiro-me sim às cassetes VHS que em muito contribuíram para o passar do tempo morto durante vários anos da minha infância e adolescência. Desde a dezena de cassetes com as Tartarugas Ninja e o Scooby Doo, passando por histórias com as diversas personagens da Disney e até filmes que gravava todas as tardes de domingo na SIC, quando a SIC tinha uma programação minimamente de jeito. Ah... bons velhos tempos em que (quase) ninguém tinha internet, nem telemóvel, a tv cabo ainda não tinha aparecido ou era muito recente...


No final da semana passada, tinha eu acabado de sair do autocarro e preparava-me para atravessar a rua para mais um dia de trabalho no Tagus, uma gaja vinha a acelerar estrada acima e teve de parar à pressa quase em cima da passadeira para eu e outra pessoa atravessarmos a rua. Será que o código da estrada é diferente para algumas pessoas em Portugal em comparação com a restante população? Adorava que ela se enfiasse num muro e espetasse a testa no volante para abrir os olhos...

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Ironia

Defina-se ironia: um temporal que destrói casas, arrasta automóveis, lança o caos no dia-a-dia de uma área metropolitana, causa a morte e o desaparecimento de seres humanos e provoca prejuízos avultados, é o responsável pelo eclodir de um incêndio num automóvel estacionado nas traseiras do meu prédio...
Parece que a água não serve apenas para apagar o fogo mas também serve para o criar!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O dia dos namorados

Hoje é dia 14 de Fevereiro. Reza a crónica que, sendo hoje o dia de S. Valentim, é o dia dedicado à pessoa de quem se gosta. Vou ser muito frontal e sincero como, aliás, é conhecido em mim: acho isto uma palhaçada! Se uma pessoa gosta verdadeiramente de outra, se a ama com toda a sinceridade e pureza de sentimentos, então todos os dias do ano são "dia dos namorados"! Ou não é assim? Ou só o 14 de Fevereiro é que é especial? A porcaria do marketing que as empresas comerciais fazem tornaram uma data normalíssima numa espécie de desculpa para o consumismo para, supostamente, se comprar algo especial para um momento especial. Não brinquem comigo... se há alguém especial, então merece coisas especiais em qualquer altura do ano e não apenas propositadamente hoje!
Estou lixado... até o Google alinha...


quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Montagens e mudanças

Há sempre quem se divirta a fazer montagens vídeo. Geralmente as escolhas recaem sobre filmes com cenas facilmente misturadas com filmagens de outros filmes, anúncios ou mesmo montagens amadoras. Com o aparecimento do Youtube, a divulgação destas montagens tem sido feita dum modo absolutamente rápido e para um público enormemente vasto. Tudo serve para fazer filmes e brincadeiras. Há uns tempos andava a ver exemplos destes pelo Youtube relacionados com filmes de ficção científica, como o Star Wars, o Star Trek, o Predator e o Alien. Qualquer um que seja apreciador de boa ficção científica concorda comigo que a saga criada por Ridley Scott em 1979 com uma tagline que dizia apenas "In space no one can hear you scream" foi das criações mais brilhantes não só ao nível do argumento (primeiro filme de sucesso cuja acção se desenrola num espaço fechado - a Nostromo), como dos efeitos especiais (ah... bons velhos tempos em que as naves eram todas modelos de plástico com sentido de realismo e não tretas CGI) e do lançamento de uma actriz com créditos firmados como a Sigourney Weaver. Foi sobre o primeiro filme que reparei nesta montagem e ri-me a bom rir com ela:




Comecei uma nova fase na minha vida profissional. Felizmente, tem corrido bem. É sempre assim... um passo de cada vez ;)

sábado, fevereiro 02, 2008

Prevenção

É importante que sejamos capazes de antecipar situações complicadas. Torna-se claro que isto é tudo relativo pois há aspectos que são extremamente difíceis de controlar. No entanto, não devemos deixar de estar atentos a situações que possam ser irrelevantes (outra vez as coisas simples, as que mais importam!) pois de certeza absoluta que alguém irá aproveitar-se disso.

Parece que a minha participação naquele programa da RTP foi ainda mais abrangente do que eu pensava... Pelo que me chegou aos ouvidos, pessoas de Queluz, funcionários do IST e até antigos colegas do tempo em que estudava no Colégio Vasco da Gama me viram!

Fevereiro:


"The smart enemy attacks you exactly where you think you are safe"

Colm Feore - "Admiral Husband E. Kimmel"
Pearl Harbor